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LinkedIn Estratégico: Guia para Alavancar sua Presença Profissional Online

Criar um perfil estratégico no LinkedIn é uma das principais formas de chamar a atenção de recrutadores. Isso porque já não basta apenas estar na maior e principal rede social de trabalho do mundo, mas é preciso fazer isso da forma certa.

O LinkedIn tem aprimorado suas ferramentas de inteligência artificial que facilitam o trabalho de recrutadores com a busca por perfis com maior aderência às vagas disponíveis, e muitos têm preferido esta estratégia, ao invés de receber currículos por e-mail ou sites de vagas. 

Por isso, alavancar seu perfil pode trazer mais oportunidades de trabalho, além de aumentar a sua rede de contatos de profissionais da sua área, trazendo visibilidade e reconhecimento sobre quem você é.  

Assim, conhecer as técnicas para criar um perfil estratégico é essencial para a presença profissional online. 

Por isso, preparamos um guia completo de LinkedIn estratégico para impulsionar sua carreira. Confira a seguir.

LinkedIn estratégico: o que é?

Ter um perfil no LinkedIn não quer dizer que a sua presença profissional está sendo estratégica. 

Afinal, o LinkedIn tem mais de 71 milhões de usuários cadastrados no Brasil, segundo dados divulgados pela própria rede social. É muita gente! 

Além disso, pesquisas apontam que 87% dos recrutadores usam o LinkedIn para encontrar candidatos. 

Dessa forma, ter um perfil estratégico abrange uma série de boas práticas, que têm como objetivo fortalecer a sua identidade profissional na rede online.

Isso quer dizer que é preciso criar uma imagem profissional que destaque suas experiências e habilidades, quase como uma marca pessoal. 

Até aqui, pode parecer que estamos complicando muito as coisas. Mas, na verdade, vale a pena dedicar um tempo para otimizar o seu perfil e, depois, apenas mantê-lo atualizado. 

Afinal, isso trará maior visibilidade, autoridade e até mesmo confiabilidade, o que pode atrair oportunidades, convites e ofertas de emprego. Vamos lá!

Criando um perfil estratégico

Começaremos pelo mais básico. Preencher corretamente todos os campos do perfil já é um primeiro passo importante. Veja quais são eles: 

Foto de perfil

Há algum tempo que o estereótipo de roupas ou penteados “profissionais” já é considerado bastante ultrapassado. Ainda bem.

Mesmo assim, escolha uma foto de boa qualidade e que reflita uma atitude de competência e confiança. Ou seja, imagens muito informais não são recomendadas neste caso. 

Título profissional.

É a primeira coisa que as pessoas veem logo abaixo do seu nome. Você pode inserir seu cargo atual ou cargo para o qual está buscando novas oportunidades. 

Além disso, inclua também especializações ou o foco da sua atuação profissional. Então, em vez de apenas “analista jurídico”, você pode incluir outras informações: 

Analista Jurídico | Especialista em Contratos | Direito Imobiliário

Caso você seja estudante, também pode incluir essa informação no seu título profissional. Veja: 

Bacharel em Direito | Assistente Jurídico | Contencioso Cível | Direito Securitário

Resumo

Este é o campo em que você pode contar a sua história profissional. Você pode incluir conquistas, habilidades e objetivos, assim como resultados alcançados em projetos que já trabalhou. 

Utilize palavras-chave, já que a ferramenta de busca do Linkedin também usará essas informações para encontrar o seu perfil. Assim, escolha os termos que têm tudo a ver com a sua atuação profissional.

Experiência 

Quando incluir os locais em que trabalha ou já trabalhou, aproveite para dar detalhes sobre sua função, responsabilidades e conquistas. 

Ao selecionar a opção Editar em cada experiência, você pode incluir essas informações no campo Descrição. Aproveite para incluir as Competências que você utiliza ou já utilizou neste cargo.

Caso ainda não trabalhe na área, ainda assim é possível incluir suas competências. Basta clicar em Adicionar seção do perfil, botão que pode ser encontrado em seu perfil (vá em Meu perfil! O botão estará lá).

Além disso, toda experiência é válida, inclusive trabalho voluntário. Por exemplo, se você coordenou captação e a entrega de cestas básicas em seu bairro junto a alguma ONG, isso já demonstra capacidade de organização e liderança!

Educação

Agora, inclua todas as suas formações e certificações, mesmo aquelas que vão além da sua graduação.

Isso é válido até mesmo para cursos gratuitos, que também podem entrar nessa seção. Isso mostra que você tem compromisso com o seu aprendizado e desenvolvimento contínuo.

Se você possuir alguma certificação que considere importante, é possível adicionar o documento de comprovação ou diploma, também no botão Adicionar seção do perfil – Recomendado – Adicionar licenças e certificados.

Peça por recomendações 

Esta seção traz ainda mais credibilidade para o seu perfil. Não hesite em pedir recomendações para colegas e ex-colegas, e aproveite para fazer isso por eles também.

Assim, as suas habilidades recebem um “apoio” a mais, além de fortalecer suas conexões.

No seu perfil, desça a barra de rolagem até chegar em Recomendações, e clique em Solicitar recomendações.

Outras estratégias relevantes

Depois de otimizar o seu perfil com o passo a passo acima, também é importante mostrar engajamento. Mas, como?

Faça conteúdos

É isso mesmo. Por mais que sua área de atuação não envolva a diretamente a produção de conteúdo, mesmo assim é super válido publicar textos relevantes. 

Este conteúdo pode abranger:

  • Suas percepções sobre tendências da sua área de atuação (por exemplo, a influência da inteligência artificial na atuação jurídica);
  • Relato de experiências pessoais no ambiente de trabalho;
  • Sua participação em novos projetos, descrevendo desafios e resultados alcançados;
  • Participação em eventos ou lives de especialistas;
  • Indicação de leitura;
  • Cursos que tenha participado.

Não subestime esta etapa. Publicar conteúdo relevante faz o seu perfil ser notado mais facilmente, seja pelo algoritmo do Linkedin quando um recrutador está buscando um especialista, seja pela sua rede, fortalecendo, assim, a sua imagem profissional.

Isso não quer dizer que você precisa publicar sempre. Se conseguir fazer isso a cada quinze dias, ou sempre que tiver uma ideia interessante, faça. Melhor fazer quando conseguir do que não fazer nunca. 

Tudo depende também da sua necessidade de querer ser vista no Linkedin. Quanto mais conteúdo, maiores as chances. 

Construa sua rede de contatos (o famoso networking)

Adicione e siga pessoas que atuam na mesma área que você ou em campos relacionados. 

Ao conectar-se com esses profissionais, você terá a oportunidade de ver mais conteúdos relevantes, assim como ser vista por uma rede qualificada. 

Seja ativo na plataforma

Mas, também é importante interagir com sua rede. Curtir, comentar e compartilhar o conteúdo de outras pessoas movimenta a sua presença no Linkedin.

Isso também influencia os resultados de pesquisa, fazendo com que o seu perfil seja notado mais facilmente pelos recrutadores. 

Buscando emprego

Por fim, se está buscando uma recolocação, é importante deixar isso evidente para os recrutadores. 

No seu perfil, abaixo do seu título profissional, existe um botão chamado Tenho interesse em…, onde é possível incluir que está buscando emprego.

Nesta seção, você poderá informar cinco opções de cargos, como, por exemplo, assistente jurídico, analista jurídico, ou outras opções que têm a ver com o que está buscando.

Mas, não é preciso colocar o selo open to work (disponível para trabalhar) na sua foto de perfil. Mesmo sem esse selo, os recrutadores saberão que está buscando emprego, ok? 

Dicas extras: caso você esteja com dificuldades sobre como incluir algum dos campos citados neste artigo, como pedir por recomendações ou como incluir a informação que está buscando emprego, peça uma ajudinha dos buscadores, como o Google. Além disso, existem dezenas tutoriais no YouTube que explicam como fazer. 

Também se inspire em perfis de outros profissionais que atuam na mesma área que você deseja atuar. Observe como as informações foram colocadas, o que compartilham e como interagem. E então, veja se faz sentido fazer parecido.

Agora é a hora de acessar o seu LinkedIn e transformá-lo em um perfil campeão. Boa sorte!

Laís é jornalista com especialização em marketing e produção de conteúdo. Em sua carreira, combina a paixão por escrever com estratégias de comunicação digital e está sempre em busca de contar histórias que ressoem com o público e inspirem ação.

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