O LinkedIn é uma rede social que tem ganhado cada vez mais usuário.
Há aqueles que a amam e outros que a odeiam, mas o fato é que ele já virou um dos principais locais para encontrar oportunidades de trabalho.
Os recrutadores de pequenas, medias e grandes empresas tem cada vez mais priorizado a busca de profissionais para suas vagas nessa plataforma.
Mais o que é o Linkedin?
O LinkedIn é uma rede social profissional com mais de 774 milhões de usuários em mais de 200 países e conecta seus usuários a outros profissionais.
O LinkedIn, é uma grande aliada para aquelas advogadas que estão em buscas de oportunidades profissionais, seja para oportunidades de início de carreira, recolocação ou na transição .
Os dados inseridos ali são as informações profissionais do usuário, por isso podemos dizer que o Linkedin é seu currículo online 24 horas por dia sete dias da semana.
Por isso é importante sempre preencher o seu perfil do LinkedIn de forma completa, inserido ali informações relevantes para seu ambiente profissional e alinhado com suas aspirações de trabalho.
Mas apenas criar um perfil e não o movimentar não irar gerar qualquer oportunidade para você.
Se você deseja que o LinkedIn se torne uma importante ferramenta para gerar oportunidades profissionais para você, é importante dedicar um tempinho diário para a plataforma e utilizá-la com estratégia.
Tenha uma foto atualizada
O Linkedin tem sido amplamente utilizado por recrutadores para encontrar talentos, por isso é importante manter na foto do seu perfil uma imagem profissional atualizada.
A imagem é a primeira impressão , é o cartão de visita, pensando nisso a utilize para comunicar quem é você, que profissional você é.
Uma imagem profissional não precisa ser aquele clichê , sorrisinho de canto, de lado e de braços cruzados. As vezes seu ramo de atuação nem comporta esse perfil, mas utilize uma imagem condizente com o ambiente que você atua.
Pensando na mensagem que aquela foto é capaz de transmitir sobre a você profissional.
Utilize palavras chaves
As plataformas de recrutamento trabalham com um sistema de palavras chaves, o que facilita para que ela intérprete a aderência de cada currículo. O LinkedIn funciona da mesma forma e os recrutadores utilizam de pesquisa com palavras chaves para encontrar profissionais .
Por isso Quando estiver construindo seu perfil, utilize de palavras chaves de forma estratégica.
Invista um tempo em pesquisar palavras chaves alinhadas ao tipo de oportunidades que deseja atrair. Utilize o SEMRush e o Keyword Tool nessa pesquisa .
Utilize essas palavras chaves na descrição do seu resumo, no título e em suas especializações .
Monitore essas palavras e altere o adicione sempre que necessário.
Cative com seu resumo
No resumo do seu perfil busque deixar sua personalidade transparecer, descreva suas habilidades técnicas e comportamentais de maneira que desperte o interesse de saber mais sobre você.
Não se esqueça de usar as palavras chaves aqui também.
Conecte-se
O objetivo de uma rede social é a interação entre seus usuários, por isso é importante que você se conecte com pessoas do seu meio profissional. Use esse recurso com sabedoria.
Conecte-se a colegas da sua área, profissionais referencias da área que almeja, potenciais clientes, recrutadores e outros perfis que estejam alinhados a seus objetivos.
Gere valor e mostre seu trabalho
Esteja na rede para ajudar também, agregue aos seus colegas de profissão, ajude e compartilhe com ele seu conhecimento e suas dificuldades na profissão.
O autor AUSTIN KLEON em seu livro Mostre o seu Trabalho recomenda que você compartilhe seu processo, como você faz, quem são suas influências, quem te inspira, não importando se você está começando hoje ou tem 10 anos de experiência.
Por isso é importante que você dedique um tempinho para usar seu LinkedIn de maneira estratégica, observe seu final do dia, veja o que você encontra que pode ser partilhado.
“Divida o que ama e atrairá as pessoas certas.” Austin kleon
O fato é que não existe receita de bolo , o importante é testar, adaptar e contribuir.
Como está seu LinkedIn?